Realização
  1. Palestrantes


    A Abravidro e os patrocinadores do Simpovidro sempre se dedicam para trazer ao simpósio os melhores palestrantes. A lista de conferencistas do 16º Simpovidro será divulgada em breve. Enquanto isso, confira abaixo alguns dos renomados profissionais que já ministraram palestras em edições passadas do evento.

  2. Arnaldo Jabor
    Comentarista das empresas de comunicação do Grupo Globo, o falecido jornalista político e cineasta Arnaldo Jabor apresentou a palestra Perspectivas do Brasil contemporâneo no 11º Simpovidro. Em sua apresentação, fez observações sobre o cenário político nacional dos últimos 30 anos, buscando na história do País as explicações para a essência e o espírito nacional.
    Carlos Alberto Sardenberg
    Um dos mais respeitados jornalistas brasileiros, Carlos Alberto Sardenberg tem um currículo invejável: desde 1969, trabalhou como repórter, redator e editor nos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Folha de S. Paulo. Também atuou, nessas mesmas funções, nas revistas Veja e IstoÉ. Atualmente é âncora do programa CBN Brasil na rádio CBN, comentarista de economia na TV Globo e Globo News e colunista do jornal O Globo. No 13º Simpovidro, apresentou projeções sobre a economia nacional aos participantes do simpósio.
    Clóvis de Barros Filho
    Advogado, jornalista e livre-docente da Universidade de São Paulo (USP), Clóvis de Barros Filhos realizou uma aula magna no 12º Simpovidro com o tema Fidelidade: condição da confiança. O professor comentou sobre moralidade de forma bem ampla, não somente restrita ao campo dos negócios.
    Cristiane Correa
    Jornalista, trabalhou por quase 12 anos na revista Exame. É autora do best seller Sonho Grande, que narra a trajetória de grandes empreendedores do Brasil, os empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, donos da AB InBev, Lojas Americanas, Burger King e Heinz. No 11º Simpovidro, Cristiane apresentou lições dos diretores da AB Imbev para manter uma empresa saudável.
    Everardo Maciel
    Secretário da Receita Federal por oito anos, no governo Fernando Henrique Cardoso, Everardo Maciel explicou sobre sonegação fiscal e crescimento econômico durante o 6º Simpovidro, em 2003.
    João Carlos Martins
    Considerado um dos maiores músicos brasileiros do século 20, o maestro João Carlos Martins palestrou no 12º Simpovidro sobre sua história de superação após ter de interromper a carreira de pianista devido a problemas físicos. Como não poderia deixar de ser, Martins terminou sua apresentação sentado ao piano e emocionando todos os espectadores ao tocar cinco peças, incluindo sua versão para o Hino Nacional Brasileiro.
    José Roberto Guimarães
    O único brasileiro a ter ganhado três medalhas olímpicas de ouro na história, todas no vôlei: a primeira em Barcelona (1992), como técnico da seleção masculina, e, depois, em Pequim (2008) e Londres (2012), já como líder da equipe feminina. Natural de Quintana, interior de São Paulo, Guimarães é formado em educação física. Antes de ser treinador, também foi jogador de vôlei, atuando em equipes nacionais e da Itália, inclusive tendo participado da Olimpíada de Montreal (1976) como atleta. Em sua palestra no 13º Simpovidro, revelou a importância do aprimoramento das relações e da motivação para se garantir conquistas relevantes.
    Lars Grael
    Um dos grandes nomes do esporte olímpico brasileiro, com duas medalhas de bronze no currículo (em Seul-1988 e Atlanta-1996), o ex-velejador Lars Grael era o nome certo para falar sobre superação no 10º Simpovidro – visto que ele próprio teve de se superar na vida após um acidente que o fez perder a perna direita, em 1998. A partir daí, ele acumulou ainda mais vitórias, dentro e fora dos mares: foi coordenador técnico da equipe brasileira de vela nos Jogos Olímpicos de Sidney (2000) e Atenas (2004); ganhou diversas modalidades do esporte pelo mundo, incluindo o tricampeonato Sul-Americano na classe Star; e se tornou secretário nacional dos Esportes, tendo atuado ainda como secretário da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo de 2003 a 2006.
    Leonardo Barreto
    Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília, com especialização em comportamento eleitoral e relações institucionais, Leonardo Barreto é sócio da Vector Research, empresa de risco político localizada em Brasília, e já coordenou mais de 40 estudos junto a autoridades governamentais, jornalistas e formadores de opinião. Em 2022, ano em que o Brasil passou por uma eleição presidencial marcada por rachaduras políticas e sociais, Barreto palestrou no 15º Simpovidro a respeito das perspectivas políticas para o novo governo.
    Luiz Felipe Pondé
    Filósofo, professor, colunista da Folha de S. Paulo e autor de 12 livros, sendo, inclusive, aclamado pela crítica com as obras Filosofia para corajosos, A era do ressentimento e Os 10 mandamentos (+um). Considerado um dos mais provocadores e interessantes pensadores brasileiros contemporâneos, Pondé comentou a respeito do futuro da ética e da sociedade no 14º Simpovidro.
    Mario Sergio Cortella
    O filósofo tem um currículo invejável: é mestre e doutor em educação; é professor-titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), com docência e pesquisa na pós-graduação em educação e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião, sendo ainda professor-convidado da Fundação Dom Cabral; já lecionou no GVpec – Programa de Educação Continuada, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP); e foi secretário de Educação da cidade de São Paulo nos anos de 1991 e 1992. Além de educador, Cortella escreveu dezenas de livros não só sobre filosofia, mas também sobre motivação, gestão e liderança, como Política para não ser idiota; e Verdades e mentiras – Ética e democracia no Brasil. Sua palestra, no 15º Simpovidro, trouxe reflexões sobre o mundo veloz da informação no qual vivemos atualmente.
    Marisa Orth
    Formada em psicologia e artes cênicas, a atriz paulistana Marisa Orth marcou época na dramaturgia brasileira a partir dos anos 1980, quando entrou no circuito profissional de teatro. Sua estreia na televisão se deu em 1990, na novela Rainha da Sucata. Mas foi na série de comédia Sai de Baixo o auge da popularidade de sua carreira, interpretando a personagem Magda. Marisa divertiu os participantes do 6º Simpovidro com seu humor único e afiado.
    Max Gehringer
    Renomado administrador de empresas e palestrante do mundo corporativo, Max Gehringer é autor de vários livros, entre eles Comédia corporativa e Emprego de A a Z. Comentarista da Rádio CBN, já teve um quadro no programa Fantástico, na TV Globo, e escreveu artigos para revistas como Época, Exame e Você S/A. No 7º Simpovidro, em 2005, Max abordou o tema Inovar faz a diferença e orientou os gestores a não terem medo de realizar mudanças, seja para modificar ou até excluir algo de suas empresas.
    Paulo Rabello de Castro
    Ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Castro é um dos economistas com mais experiência em análise de mercado do País. Sua palestra no 12º Simpovidro abordou de maneira ampla os diversos motivos que levaram o País a enfrentar seguidas crises, incluindo a má gestão pública da economia.
    Roberto Shinyashiki
    Os livros de Roberto Shinyashiki, incluindo best-sellers como Sem medo de vencer e Os segredos dos campeões, já venderam mais de 7 milhões de exemplares. Médico psiquiatra, com pós-graduação em administração de empresas, MBA e doutorado em administração e economia pela USP, Roberto é um dos palestrantes mais requisitados do País. No 10º Simpovidro, em 2011, o tema escolhido por ele, A revolução dos campeões, fechou a programação de palestras do evento. Além de interagir com o público, comentou os desafios que um líder deve superar, entre eles profissionalizar os setores da empresa, inovar dentro da área em que atua e não fugir dos problemas.
    Washington Olivetto
    O publicitário Washington Olivetto é chairman da agência WMcCann e responsável por algumas das campanhas mais famosas da publicidade brasileira. Palestrou no 11º Simpovidro sobre o tema Comunicação. Ou é boa, ou é ruim. Na apresentação, buscou ensinar como chamar a atenção do cliente, apresentando imagens de diversas campanhas de sucesso assinadas por ele, muitas delas presentes na memória de todos.
    William Waack
    Vencedor por duas vezes do Prêmio Esso, um dos mais importantes do jornalismo brasileiro, William Waack é jornalista pela USP e formado em ciência política, sociologia e comunicação pela Universidade de Mainz (Alemanha). Foi correspondente internacional de O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Veja e TV Globo por mais de duas décadas. Atualmente, é âncora do Jornal da CNN. No 14º Simpovidro, comentou o cenário político e econômico nacional.






16º SIMPOVIDRO | 2024 | Vila Galé Alagoas